
Primeiro-ministro felicita Carlos do Carmo pelo Grammy
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, felicitou hoje Carlos do Carmo pelo Grammy Latino de Carreira, considerando o prémio "um justo reconhecimento" de um artista que tem levado "a alma e a cultura portuguesas a todo o mundo.
"Esta distinção, uma das mais prestigiantes da música mundial e que pretende homenagear a carreira de grandes referências do panorama musical internacional, é um justo reconhecimento de um artista que tem levado, ao longo de largas décadas, a alma e a cultura portuguesas a todo o mundo", declarou Passos Coelho em comunicado.
A nota de congratulação do primeiro-ministro pela atribuição a Carlos do Carmo do Grammy Latino de Carreira, pela Latin Academy of Recording Arts and Sciences, sublinha que aquele artista é "autor de êxitos que ficarão para sempre na história da música contemporânea portuguesa" e é "reconhecidamente, um dos fadistas mais emblemáticos e relevantes" do património artístico nacional.
"Será difícil encontrar na sociedade portuguesa quem não reconheça e aprecie, entre tantos outros êxitos, "Lisboa Menina e Moça", "Canoas do Tejo" ou "os Putos", como sendo fados verdadeiramente intemporais e distintivos da canção nacional", lê-se no comunicado.
O primeiro-ministro assinala ainda que "a música é parte integrante e indissociável da identidade e cultura de um país" e que "o Fado é hoje, aliás, com o importante contributo de Carlos do Carmo, considerado justamente como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO".