
Sporting forçado a vencer, FC Porto à porta do apuramento
O Sporting recebe esta quarta-feira o Schalke 04, numa partida decisiva para a permanência dos "leões" da Liga dos Campeões de futebol, enquanto o FC Porto sonha com uma vitória em Bilbau que praticamente garante os "oitavos".
Na partida - que até foi alvo de uma queixa [rejeitada pela UEFA] do Sporting - os alemães ganharam (4-3) graças a uma grande penalidade convertida nos descontos [90+4], mas que resulta de uma falta [mão na bola] que as imagens televisivas comprovam não ter existido.
Agora, duas semanas depois, o Sporting tem de vencer para evitar o KO, que será inevitável se perder e se o líder do grupo, o Chelsea, empatar ou ganhar ao Maribor (3.º, com dois pontos).
Já os alemães chegam a Portugal com cinco pontos e, por isso mesmo, a uma vitória deve praticamente garantir a continuidade na prova. Se o Schalke 04 vencer em Alvalade e o Chelsea ganhar ao Maribor, então os germânicos terão de conseguir um ponto nas duas últimas jornadas (receção ao Chelsea e deslocação à Eslovénia).
Por outro lado, no campo psicológico, o Sporting vem da primeira derrota para a I Liga portuguesa (3-0 frente ao Vitória de Guimarães), numa exibição "desinspirada" que valeu aos jogadores "um puxão de orelhas" por parte do presidente Bruno de Carvalho. Resta saber como vão reagir os jogadores "leoninos" já no compromisso da Liga dos Campeões.
Para a partida decisiva, o treinador leonino, Marco Silva, não pode contar com o central Maurício [suspenso devido a expulsão em Gelsenkirchen], mas terá força máxima no ataque, com o argelino Islam Slimani e o peruano Carrillo mais descansados (jogaram apenas 45 minutos frente ao Vitória, no sábado), o colombiano Fredy Montero e o português Nani.
O treinador do Schalke 04, o italiano Roberto di Matteo, já sabe que não poderá contar em Alvalade com uma das suas "estrelas", o médio germânico Julian Draxler, e com o lateral camaronês Joel Matip. Mas ainda espera ter em campo o ganês Kevin-Prince Boateng, em recuperação de uma lesão no tornozelo.
No outro jogo do grupo, o Chelsea, de José Mourinho, garante a qualificação caso ganhe em Londres ao Maribor, uma equipa que os "blues" golearam por 6-0 há duas semanas, na visita à Eslovénia.
No grupo H, o FC Porto pode garantir desde já o bilhete para os "oitavos" da "Champions". os portistas têm de conjugar dois resultados: em primeiro lugar têm de conseguir uma inédita vitória portuguesa no País Basco frente ao Athletic Bilbau, uma equipa que, em jogos para as competições europeias, já recebeu e bateu o FC Porto (3-2 em 1956), duas vezes o Sporting (3-1 em 2012 e 2-1 em 1985) e uma vez o Nacional (2-1 em 2009).
O apuramento "azul e branco" também depende de uma provável vitória caseira do Shakhtar Donetsk frente aos bielorrussos do BATE Borisov, que foram goleados por 7-0 pelos ucranianos, em casa, há duas semanas.
A partida também marca um regresso do treinador portista, Julen Lopetegui, à sua terra natal, o País Basco, onde chegou a alinhar pelo histórico rival do Athletic, a Real Sociedad.
O FC Porto apresenta um boletim clínico limpo [à exceção do guarda-redes Helton], pelo que Lopetegui poderá apresentar em Bilbau uma equipa na sua máxima força. Já os bascos não poderão contar com o seu goleador Aritz Aduriz e têm o "número 10" Óscar de Marcos em dúvida, devido a um toque no pé.
Ambos os jogos estão marcados para as 19:45 horas. O Sporting-Schalke 04 será arbitrado pelo italiano Paolo Tagliavento, enquanto o Athletic Bilbau-FC Porto será dirigido pelo alemão Felix Brych.
Fonte: Notícias ao Minuto