Superliga Europeia é oficializada. Fundadores não podem descer
Uma dúzia de clubes decidiu romper com a UEFA, órgão que tutela o futebol na Europa, e criar uma competição que, sem quaisquer critérios de mérito, servirá de alternativa à Liga dos Campeões.
A ideia passará por ter 15 clubes fundadores, que não poderão descer de divisão e mais cinco clubes convidados, que, diz a comissão da futura competição, serão convidados com base em critérios de mérito desportivo.
Para já, estão oficializados na competição AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.
A UEFA e a FIFA ameaçam penalizar severamente os clubes e atletas que decidiram participar na competição, que ainda não tem data marcada.
O braço de ferro poderá ser grande, com a FIFA a impedir jogadores que participem na competição de estarem nos campeonatos mundiais.
Várias vozes críticas têm-se mostrado ultrajada com a ganância dos clubes da Superliga. Gary Neville, lenda do Manchester United, afirmou-se enojado e disse ainda que todos os clubes envolvidos na competição deveriam ser despromovidos de todas as provas em que participam atualmente.