
Pinguim encontrado morto com máscara descartável no estômago
Animal foi encontrado na praia de Juquehy, no litoral do Estado de São Paulo, no Brasil. A necrópsia revelou um resultado aterrador.
Um Pinguim-de-Magalhães foi encontrado morto na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral do Estado de São Paulo, no Brasil. O animal, que foi identificado no último dia 9 de setembro, morreu depois de engolir uma máscara de proteção facial.
A necrópsia ao animal foi feita pelo Instituto Argonauta, responsável pela preservação das espécies costeiras no litoral de São Paulo. Os médicos veterinários descobriram uma máscara dobrada do modelo N-95, indicada para o uso hospitalar, dentro do estômago do pinguim.
A equipa do projeto de monitoramento de praias da bacia de santos (pmp-bs) do instituto argonauta para conservação costeira e marinha foi acionada para recolher o animal morto na praia de juquehy, em São Sebastião/SP. Segundo informações avançadas pela equipa técnica, "ele estava muito magro e com muita areia em todo o corpo".
O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, diz que há um aumento na quantidade de lixo encontrado nas praias. “Nós já tínhamos alertado para o aparecimento de máscaras e este caso é a prova inequívoca de que estes resíduos causam mortalidade também na fauna marinha", explica.
O especialista considera que a acumulação de lixo deixado nas praias está a “tornar-se um problema crónico”.
Fonte:TVI 24
Foto:Instituto Argonauta