
Nova obra de arte de Bansky repudia racismo
O mais misterioso e icónico artista de street art do mundo pintou um mural a defender o movimento “Black Lives Matter” (“A vida dos negros importa”).
A nova obra de arte mostra uma vela naquilo que parece ser um túmulo de uma pessoa sem rosto definido, rodeado de flores, a queimar a bandeira norte-americana.
Banksy, apesar de se desconhecer a sua real identidade, trabalha essencialmente nas ruas e tem as suas obras de arte mundialmente conhecidas.
Em declarações emitidas nas redes sociais, o artista disse que “no princípio pensei que devia simplesmente calar-me e ouvir o que tinham a dizer os negros sobre este assunto. Mas porque é que eu faria isso? Não é um problema deles, mas meu”, afirmou.
“O sistema está a falhar às pessoas de cor. O sistema dos brancos. Como um cano roto que inunda o apartamento dos vizinhos de baixo. O sistema defeituoso está a fazer das suas vidas uma tristeza”, prosseguiu. “Este é um problema dos brancos. E se os brancos não o resolvem, alguém tem de subir as escadas e dar um pontapé na porta”
Banksy é provavelmente o mais conhecido artista contemporâneo. As suas obras, normalmente com uma grande conotação social estão espalhadas um pouco por todo o globo, onde alguns murais que grafita, são mesmo arrancados e vendidos em leilão contra a sua vontade.