Brexit amanhã: O que vai mudar?
Amanhã, às 23h00, o Reino Unido sai da União Europeia. Para quem mora ou quer viajar para Londres o que acontece? Para já e até 2021 tudo indica que… nada.
O Reino Unido não será mais visto como um país da UE. Esta é, aliás, a primeira desistência da história do conglomerado de países europeus.
VIAJAR
A livre circulação de pessoas mantém-se no Reino Unido até 2021 para países membros do espaço Schengen, onde se inclui Portugal.
Não será preciso, portanto, passaporte para os portugueses que viajem para Terras de Sua Majestade, bastando o cartão de cidadão. Em 2021 a situação poderá, no entanto alterar-se, caso as negociações com a UE assim o ditem.
Para já, em torno de 200 mil portugueses que vivem no Reino Unido já se registaram junto das autoridades para terem com uma proteção especial que assevere que não perdem os direitos que tinham antes como cidadãos europeus.
Ainda assim, uma coisa é certa: Até 31 de dezembro, durante o período de transição, nada se alterará, algo que pode sofrer mudanças no ano seguinte, caso exista uma alteração na política de imigração britânica.
Os cidadãos ingleses em Portugal continuarão a poder viver em Portugal e têm oportunidade de se registarem como cidadãos nacionais até 2021, sendo que a partir daí já será uma incógnita.
NEGÓCIOS
De acordo com a TVI, em relação às outras mudanças relacionadas com acordos comerciais e, no fundo, com a relação futura entre o Reino Unido e a UE, há já alguns indicadores. Há, por exemplo, preocupações relativamente às pescas e à matéria de natureza económica, como as bolsas e as transações comerciais. Essa relação vai ser negociada a partir de março, durante o período de transição.