
Dois alunos "salvam" miúdo vítima de bullying
Veja o vídeo!
Dois alunos nos Estados Unidos, no estado de Tennesse tiveram uma atitude que está a tornar-se viral um pouco por toda a internet.
Os mencionados estudantes, que podem ser vistos abaixo no vídeo, ajudaram um colega, Michael Todd, que estava a ser vítima de bullying por apresentar todos os dias a mesma idumentária e calçado.
O caso passou-se no liceu MLK College na cidade de Memphis.
Kristopher Graham e Antwann Garret são os nomes dos rapazes que, ao perceberem o sofrimento pelo qual o colega estava a passar, lhe ofereceram roupa, tendo esta provindo dos seus próprios cacifos.
"Quando vi que se andavam a rir dele e a fazer bullying, senti que era preciso fazer alguma coisa", afirmou Graham ao microfone do canal americano NBC.
"Fizemo-lo por amor e não por fama", lembrou ainda com o seu amigo na legenda do vídeo do momento em da entrega da roupa.
"Não tenho muita roupa em casa. A minha mãe não pode comprar roupa para mim, porque estou a crescer muito rápido", indicou a vítima que não esconde as suas “dificuldades financeiras”. Para ele, este foi "o melhor dia de toda a minha vida".
BULLYING
O bullying é cada vez mais um assunto que está a deixar de ser tabu na sociedade. Embora agora debatido de forma mais séria, continuam a proliferar vídeos na internet de crianças agredindo e humilhando outras.
Está provado que a prática de bullying está altamente ligada ao suicídio na juventude, podendo noutros casos provocar doenças mentais muito debilitantes, ou mesmo o refúgio no mundo da droga.
Portugal não é excepção no que toca ao bullying, tendo há relativamente pouco tempo vários casos saltado para a ribalta. Um estudo da Educare.pt indica que pelo menos um terço das crianças em Portugal seja alvo desta prática. Uma das principais causas do bullying é uma má educação fornecida por parte dos pais e relações afectivas familiares problemáticas.
A juntar a tudo isto, a nova era das redes sociais transformou a forma como as crianças e os adolescentes interagem, e embora nalguns casos estas ferramentas ajudem as crianças a se entenderem melhor, noutros criou mais um meio para extravasar o bullying para fora da escola e aumentar a pressão social e a luta pelo status quo.
"Por 13 razões" - A série juvenil... para adultos?
"Por 13 razões" é uma série dramática que gira em torno de Hannah Baker, uma bonita e aparentemente divertida rapariga, que sem que alguém suspeitasse tinha 13 razões para… se suicidar.
A série, que foi um enorme sucesso na Netflix, apresenta-nos uma história que orbita essencialmente em torno do bullying e em tragédias que estra prática desencadeia. Bastante cru na maneira como aborda o assunto, a série, no entanto, pode não ser indicada para pessoas mais sensíveis, ou adolescentes inferiores a 16 anos.