
Sabe a razão da pizza ser redonda e a caixa quadrada?
Este é um dilema que anda há muito tempo para ser respondido.
Acredita-se que a pizza foi criada pelos egípcios há seis mil anos. Eles foram os primeiros a misturar trigo e água, sem recheio. Com a mistura, formavam uma figura circular, assavam e vendiam pedaços, pois a maioria dos fregueses eram pobres para comprar a massa inteira.
Em relação ao pedaço, existe a teoria de que alguns egípcios compravam fiado uma “pizza” inteira e pagavam passados oito dias, pois rendia oito porções - uma para cada dia. Já os cortes milimétricos da pizza, que resultam nas oito fatias (triângulos), especula-se que os gregos criaram para que a divisão fosse justa.
Mas a caixa é quadrada…
Caixas quadradas, além de serem mais baratas e rápidas de produzir, são mais fáceis de armazenar e empilhar durante as entregas. Para além disso, torna-se mais fácil retirar a pizza devido ao espaço que esta oferece nas bordas.
A pizza não nasceu em Itália?
A pizza que conhecemos hoje, de facto, surgiu em Itália. O primeiro sabor que se conhece é a “pizza de Margherita”, batizada pelo nome da rainha italiana da época (1889) e com ingredientes que lembram a bandeira do país: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).