
Técnica para roubar iPhones revelada
A nova forma passa por enviar uma mensagem falsa fazendo-se passar pelos serviços da iCloud depois de o utilizador ativar o modo 'perdido'.
A empresa de segurança Kaspersky revelou este caso após uma funcionária ter sido vítima do esquema durante o Campeonato do Mundo de Futebol, realizado na Rússia.
A mulher relatou no blogue da empresa que “entrou num bar, em Moscovo, para assistir ao jogo da Rússia contra a Espanha. Pouco depois reparou que o iPhone X tinha desaparecido. Como qualquer pessoa, a primeira coisa que fez foi utilizar o telefone de um amigo para ligar para o seu próprio aparelho. Do outro lado, alguém desligou o telefone assim que este começou a chamar”. A vítima, refere que "soube que era um roubo, mas estava segura porque tinha a aplicação "Find my iPhone" instalada."
Após o utilizador ativar o modo perdido na aplicação "Find My iPhone", seja ele noutro telemóvel ou computador, o telemóvel deixa de poder ser acedido. Em alternativa aparece uma mensagem “a indiciar que o telemóvel está perdido seguida de um contacto para onde a pessoa que o encontrar deve ligar”.
A mulher recebeu uma mensagem, que supostamente teria sido enviado pela Apple, solicitando os códigos de acesso do iCloud. Tratava-se de um esquema fraudulento.
"A mensagem de phishing levou-me para o um endereço falso da iCloud, onde eu entreguei as minhas credenciais aos criminosos", lamentou. "Sim, eu trabalho na Kaspersky e incidentes de phishing fazem parte da minha rotina. Sim, eu escrevo todos os dias sobre os últimos cibercrimes e esquemas online, mas naquele momento estava em pânico e não hesitei quando senti que tinha a oportunidade de recuperar o meu telefone. Nem pensei bem no que estava a fazer", descreveu.
A especialista em cibersegurança aconselha que as pessoas criem um sistema de autenticação que passe por mais de um processo.