
11 cidades europeias proibirão entrada de carros a gasóleo
A providência terá em vista carros anteriores a 2014.
Na Europa, 11 metrópoles estão a preparar-se para proibir até ao ano de 2025 a entrada de veículos movidos a gasóleo.
A medida nas cidades onde se incluem Paris e Madrid, tem como objetivo diminuir a poluição, sendo apenas possível, circular nestas regiões carros recentes que respeitem as novas normativas do meio ambiente, ou que sejam posteriores a 2014.
No nosso país existe praticamente um milhão e meio de carros vendidos entre os anos 2006 e 2014 que poderão estar restritos a circular só em Portugal, salvo sejam preparados para a nova realidade.
A deliberação terá consequências tanto para o meio ambiente, mas também para a economia. Muitos analistas estão a traçar um cenário de desvalorização destes automóveis. Por toda a Europa, as vendas de carros com motor a gasóleo estão a cair e a descida vai acelerar nos próximos anos. Quase um terço (29%) dos alemães, por exemplo, está a pensar trocar os seus veículos movidos a Diesel. Ainda no país de Merkel o governo e grandes construtoras como BMW, Mercedes, Opel e Volkswagen, fecharam um acordo que obriga a reduzir as emissões entre 25% e 30%, num projeto orçado em 500 milhões de euros.
No nosso país a quota de carros movidos a gasóleo tem também vindo a baixar, mas Portugal remanesce ainda um dos países europeus com a maior percentagem de carros deste tipo.