
Afinal, onda de calor extremo não vai chegar a Portugal
O IPMA prevê condições normais para a segunda metade de agosto.
Portugal não vai ser alvo das situações meteorológicas extremas que têm devastado a Turquia, Grécia e Itália. O IPMA prevê condições normais para a segunda metade de agosto. Os termómetros chegam aos 42ºC, mas apenas em algumas regiões.
No início desta semana foi noticiado que na segunda metade do mês de agosto Portugal ia sofrer uma onda de calor extremo semelhante à que se tem assistido na Grécia e na Turquia. Contudo, esta sexta-feira, 6 de agosto, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) esclarece que prevê-se uma situação normal para o mês de agosto.
"A região do mar Mediterrâneo Central e Oriental, tem sido alvo de uma de calor desde o final do mês de julho, afetando partes da Turquia, Grécia e Itália com incêndios devastadores e de grandes dimensões, ameaçando populações e zonas edificadas. De salientar que, presentemente, não se prevê a ocorrência deste tipo de condições meteorológicas extremas em Portugal", avançou o IPMA à MAGG. Para a então segunda metade de agosto, de 16 a 22 de agosto e de 23 a 29 de agosto, as previsões apontam para temperaturas normais no mês de agosto, não havendo "indicação de valores anómalos significativos relativamente à temperatura média para o território continental", esclarece o IPMA.
Contudo, o risco de incêndio muito elevado a máximo abrange várias regiões de Portugal nas próximas semanas, sendo que esta sexta-feira mais de 30 concelhos estão em risco máximo de incêndio.
O calor previsto para agosto contrasta com o estado do tempo nos últimos dias Portugal, dominado por chuva e humidade, mais do "que o normal para a época do ano", aponta o IPMA, situação que se estende às temperaturas máximas, também abaixo do normal.
Até este sábado, 7, a previsão é de precipitação fraca na região do Minho e Douro litoral devido à entrada de ar marítimo de oeste no território continental, e para o restante território o IPMA descreve que o tempo será seco e as temperaturas permanecerão baixas para a época do ano, com os termómetros a atingir os entre 30 e 35°C nas regiões do interior norte e centro e do Alentejo e Algarve.
O panorama muda a partir de domingo, 8, com o aumento das temperaturas máximas devido ao enfraquecimento do vento que tem dominado o território continental nos últimos dias. Assim, de domingo até 14 de agosto, as previsões atuais apontam para temperaturas máximas abaixo de 30°C no litoral e abaixo de 39°C no interior. O termómetro pode chegar até aos 40º ou 42ºC, mas apenas nos vales do Douro, Tejo e Guadiana, "apresentando-se ainda alguma incerteza nesta ordem de valores", avisa o IPMA.
Fonte: Magg