
O que está a proteger as crianças da Covid-19?
Devido ao forte sistema imunitário de crianças, o coronavírus é rapidamente reconhecido e eliminado. Isso faz com que raramente testem positivo - só representam 5% de todos os infetados em Portugal.
Devido ao seu baixo número de casos, as crianças são a maior incógnita desta pandemia. Em Portugal, as crianças até aos 9 anos representam apenas 5% dos mais de 300 mil casos de Covid-19 registados até hoje. A taxa de letalidade é apenas de 0,002% para menores de 20 anos e estudos demonstram que as escolas são responsáveis por apenas 3% das infeções conhecidas. Investigadores acreditam que a resposta está no seu sistema imunitário, que está melhor equipado para eliminar o vírus que o de adultos.
"As crianças estão muito mais adaptadas - e muito bem equipadas - para responder a novos vírus", aponta Donna Farber, imunologista da Universidade de Columbia em Nova Iorque à revista científica Nature. Mesmo que sejam infetadas com o vírus da Covid-19, o SARS-CoV-2, as crianças têm muito maior probabilidade em desenvolver sintomas ligeiros ou ficar assintomáticas ao novo coronavírus.
Segundo os dados do mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, jovens com menos de 20 anos representam apenas 14% de todos os infetados no país.
Se reduzirmos a faixa etária para as crianças até aos 9 anos, a percentagem baixa para 5% dos contágios - apenas foram confirmados pouco mais de 17 mil casos entre crianças.
Fonte:Sábado