
Incêndios: Portugal em situação de alerta até domingo
"Não é possível, nem sardinhadas, nem churrascos, nestes dias", afirma o Ministro da Administração Interna.
A situação de alerta devido ao risco de incêndio rural vai prolongar-se até domingo e estende-se agora a todo o território continental, tendo em conta as previsões meteorológicas para o fim de semana.
“Ao longo de toda esta semana temos estado em situação de alerta ao risco de incêndio rural e a avaliação feita esta manhã entre a Proteção Civil e o IPMA, [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] leva-nos a apontar para um agravamento do risco ao longo do próximo fim de semana”, disse Eduardo Cabrita, esta sexta-feira.
O Ministro da Administração Interna avançou que devido a esta situação vão estar em vigor algumas restrições, como a proibição da caça no próximo domingo e as atividades desportivos nas florestas.
Eduardo Cabrita apelou também para que se evitem comportamentos de risco no uso negligente do fogo. “Não é possível, nem sardinhadas, nem churrascos, nestes dias”, sustentou.
A situação de alerta implica ainda o reforço da prontidão dos meios e dos agentes que participam nas operações de prevenção e combate a incêndios rurais e a ativação das estruturas de coordenação, quer de nível nacional, quer nos distritos onde esta declaração se aplica.
Durante este período é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais "previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios”.