Há uma prova definitiva que o Padre António Vieira não era racista
A Santo Tirso TV já tinha estabelecido que Padre António Vieira, cuja estátua foi vandalizada, era abertamente contra o colonialismo e a favor dos direitos dos indígenas.
Agora um seguidor da Santo Tirso TV, enviou-nos um texto do padre e filósofo português mais famoso da história a provar de forma incontestável que não era racista, antes pelo contrário, pois seria mestiço:
"Dos Magos, que hoje vieram ao Presépio, dois eram brancos, e um preto, como diz a tradição: e seria justo que mandasse Cristo que Gaspar, e Baltasar, porque eram brancos, tornassem livres para o Oriente, e Belchior, porque era pretinho, ficasse em Belém por escravo, ainda que fosse de São José? Bem o pudera fazer Cristo, que é Senhor dos Senhores: mas quis-nos ensinar que os homens de qualquer cor todos são iguais por natureza, e mais iguais ainda por Fé, se creem, e adoram a Cristo, como os Magos. Notável coisa é que sendo os Magos Reis, e de diferentes cores, nem uma, nem outra coisa dissesse o Evangelista! Se todos eram Reis, porque não diz que o terceiro era preto? Porque todos vieram adorar a Cristo, e todos se fizeram Cristãos. E entre Cristão, e Cristão não há diferença de nobreza, nem diferença de cor".
P. António Vieira, Sermão da Epifania, 1662