
Portugal regista crescimento de 21,13% e tem agora 5170 casos
São 5170 o número de novos casos, o que representa um crescimento exponencial de 21,13% em relação ao dia de ontem.
Depois de no dia de ontem ter-se registado um crescimento de casos de apenas 9%, Portugal volta a ter um crescimento exponencial alto. A este ritmo Portugal chegará aos 10 mil infetados em pouco mais de uma semana.
São agora 5170 infetados com Covid-19 em Portugal, 100 mortos e apenas 43 recuperados.
"NÚMEROS REAIS"
Várias pessoas têm desconfiado dos números da DGS, mas o Governo não acredita que estes dados não estejam corretos.
Não obstante, a Direção Geral de Saúde, continua a emitir frases polémicas. Desta vez, depois de não ter recomendado a desinfecção das ruas, Graça Freitas disse que não recomenda o confinamento de pessoas vindas do estrangeiro.
A responsável pelo organismo, já havia dito numa fase inicial da pandemia, que a quarentena para pessoas infectadas vindas da China e da Itália devia ser opcional e não obrigatória.
Graça Freitas também só recomenda o uso de máscaras para profissionais de saúde, infetados e pessoas que convivam com portadores da Covid. A questão parece ganhar particular ambiguidade se tivermos em conta que é impossível saber quem apresenta um quadro assintomático da doença.
As máscaras servirão mais para evitar o contágio de uma pessoas que a usa para outram Na China o seu uso é generalizado e a doença está agora sob controlo.
Relembre-seque a China tem cerca de 2 mil milhões de habitantes e apresenta menos casos que Itália, China Espanha e Estados Unidos.
Segundo o jornal inglês, "The Guardian", as máscaras reduzem 5 vezes o perigo de contágio.
Este bem é escasso no Sistema Nacional de Saúde, e não protege os olhos, mas pode ser feito artesanalmente em casa. Aliás, essa é a precaução principal que as pessoas devem ter, dizem os especialistas, evitar o contacto com pessoas fora do núcleo dos seus lares.