
As tempestades estão de volta ao Norte, avisam os peritos
O mau tempo vai novamente abalar o distrito do Porto. Quem o diz é a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Segundo a estimativa daquele organismo, as condições vão deteriorar-se a partir da tarde de hoje.
Frio, chuva, ventos fortes e uma forte agitação marítima irão fazer-se sentir a partir do dia de hoje, podendo o estado do tempo agravar-se até ao final de sábado, dia 18 de janeiro.
Os distritos mais afetados por este fenómeno atmosférico que poderá fazer os ventos atingirem cerca de 100 quilómetros por hora, são, para além do nosso, o de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
As ondas poderão mesmo chegar aos 9 metros de altura nalgumas zonas do país.
Segundo informações veiculadas pela ANEPC, estimam-se períodos de chuva, que poderão ser intensos a partir do fim da manhã de hoje. Já de acordo com a Proteção Civil, o agravamento das condições meteorológicas terá "especial incidência" nos distritos afetados, entre as 12h00 e as 18h00.
Nesse sentido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, recomenda que seja dada "especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações", uma vez que consideram poder ocorrer acumulação de água da chuva nas bacias hidrográficas de Lima, Cávado e margem norte do Douro.
O mau tempo já se fez sentir, aliás, na madrugada de hoje nalgumas zonas do país.