
Violência indiscriminada contra mulheres continua a assolar zona Norte
Violência contra mulheres continua a ser um dos maiores tormentos da sociedade atual.
A região Norte parece especialmente afetada nos últimos tempos de violência contra mulheres. Os casos amontoam-se, mas pelo volume de casos que sucedem, tudo indica que está a ser complicado lidar com a prevenção neste tipo de matérias.
Muitos questionam sobre o sistema judicial a propósito da eficácia da prevenção e até dos castigos que são aplicados a estes perpetradores. Recorde-se que ainda recentemente em Santo Tirso, naquilo que foi considerado por muitos como um crime hediondo, um senhor de 59 anos de idade que violava repetidamente a sua neta, foi condenado a apenas 8 anos de prisão.
CASOS RECENTES
Em Esposende um homem de 50 anos, notoriamente embriagado, ameaçou fisica e verbalmente a sua ex-namorada de 63 anos, chegando mesmo a ameaçá-la de morte. Na primeira ocasião, segundo o que a Santo Tirso TV conseguiu apurar, o homem apenas ficou referenciado. Na segunda ocasião, os Bombeiros Voluntários de Esposende, que o estavam a acompanhar por se encontrar alcoolizado, alertaram a GNR e detiveram o homem quando este repetiu as ameaças.
O detido permaneceu nas instalações da GNR, até ser presente hoje, ao Tribunal Judicial de Barcelos, para aplicação de medidas de coação.
CHICOTE LEVA A PISTOLA - TUDO POR CAUSA DA ROUPA
Mas não só homens têm ameaçado ou cometido crimes bárbaros contra outras mulheres. Em Matosinhos, a GNR deteve hoje uma mulher de 61 anos que chicoteou e ameaçou uma senhora de 49 anos por estar insatisfeita pelo serviço de lavandaria por ela prestado.
No decorrer das diligências foi dado cumprimento a uma busca domiciliária que resultou na apreensão de um revólver, 16 munições e um chicote de fabrico artesanal, tendo culminado na detenção da suspeita.
A detida foi constituída arguida e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.