Todos os dias são diagnosticadas 200 pessoas com diabetes em Portugal
“Portugal é o país da União Europeia que tem mais pessoas com diabetes”. O alerta foi dado pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
No âmbito do dia do Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal lançou o alerta para o “peso enorme” da diabetes em Portugal, onde diariamente são diagnosticadas cerca 200 pessoas com esta doença, que mata uma pessoa no mundo a cada oito segundos.
“Portugal é o país da União Europeia que tem mais pessoas com diabetes”, lembrou o presidente da APDP, José Manuel Boavida, para quem é “urgente mudar este paradigma”.
Os dados apontam que mais de um milhão de pessoas tem diabetes e cerca de dois milhões estão em risco de contrair a doença. “No total, são três milhões de pessoas com diabetes ou pré-diabetes, o que representa 40% da população portuguesa, números que considera “absolutamente esmagadores”, disse o endocrinologista à agência Lusa.
José Manuel Boavida defende que a diabetes deve ser assumida como “um risco para a saúde pública” e “não como uma doença com a qual já se lida facilmente” e que já permite uma boa qualidade de vida.
O presidente da APDP salientou ainda, que mais de metade dos casos de diabetes tipo 2 são possíveis de prevenir com “hábitos simples” que começam em casa, como uma alimentação saudável, a prática de exercício físico e um ambiente familiar saudável.
A importância do diagnóstico precoce é uma das principais ferramentas para “prevenir ou adiar complicações que se podem revelar fatais”.