
Casamento entre pessoas do mesmo sexo aprovado há nove anos
A 8 de Janeiro de 2010, a Assembleia da República Portuguesa aprovou o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
A 5 de junho de 2010 dava-se um passo importante em Portugal. A lei de casamento entre pessoas do mesmo sexo entrava em vigor passando a ser o oitavo país do mundo a realizar casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, depois dos Países Baixos, Espanha, Bélgica, África do Sul, Canadá, Noruega e Suécia.
A 8 de Janeiro de 2010 a Assembleia da República Portuguesa aprovou com 126 votos a favor, 97 contra e 7 abstenções o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Passados seis anos, a juntar a esta lei, o Parlamento Português derrubou o veto presidencial e confirmou a legalidade da adoção entre pessoas do mesmo sexo.
Os dados revelados pelo Jornal de Negócios, indicam que no ano de 2017 realizaram-se, em Portugal, 33.111 casamentos civis entre pessoas de sexo oposto e 523 entre pessoas do mesmo sexo, sendo que desses, 282 casamentos realizaram-se entre homens e 241 casamentos entre mulheres.