
Uso incorreto de loções solares e proteção estão pela metade
A população está a receber menos de metade da proteção solar do que se espera dos bronzeadores. O problema não é da loção, mas assim da má aplicação por parte das pessoas.
Segundo os investigadores do King’s College, em Londres, o uso do protetor solar com fator 15 deve ser suficiente para prevenir os danos causados pelo sol, mas na verdade, as pessoas necessitam de fatores 30 ou 50 para permanecerem em segurança.
A loção do fator 50 aplicada na pele da forma típica, na melhor das hipóteses, protege 40%, segundo Anthony Young, da equipa de cientistas fez medições à quantidade da proteção que as pessoas recebem com várias quantidades de bronzeadores e fatores.
A quantidade suficiente não é aplicada por muitos. O ideal seria aplicar pelo menos seis colheres cheias de creme, o equivalente a 36 gramas de forma a cobrir o corpo adulto. A teoria seria meia colher de chá para cada braço, rosto e orelhas, e mais de uma colher de chá para cada perna, peito, abdómen e costas. As áreas como os lados do pescoço, têmporas e orelhas são geralmente esquecidas. Além do que, a reaplicação do protetor solar deve ser efetuada sempre que necessário, dizem os investigadores.
De acordo com a BBC, a Associação Britânica de Dermatologistas recomenda a loção 15 a 30 antes de sair de casa, a reaplicação ao ar livre, a cada duas horas e após de nadar. Alguns protetores solares dizem ser resistentes à agua, o que significa que têm propriedades de proteção solar depois de sair da água. 85% do protetor solar é removido pela toalha, por isso deve ser aplicado depois de suar.