
Cartões de refeições impedidos no Lidl
O Cartão Sodexo não é parceiro dos supermercados Lidl e algumas lojas Intermarché.
Cerca de 2 mil portugueses recebem o subsídio de alimentação através do cartão Sodexo, dos quais deixaram de poder pagar as comprar nos supermercados Lidl porque estes não têm o Lidl como parceiro.
A Sodexo não integrou o Lidl na lista de parceiros, o Lidl diz que "seria necessário um acordo que, por motivos comerciais, não foi alcançado".
Os clientes foram surpreendidos com esta medida desde meados de junho recorrendo ao Portal da Queixa e às redes sociais para garantir que deixaram de efetuar compras nestes estabelecimentos. "Informamos que a cadeia de supermercados Lidl decidiu não participar na Rede de Parceiros Sodexo pelo que, a partir do próximo dia 12 de Junho, o cartão Sodexo Refeição Pass deixará de ser aceite nos seus estabelecimentos", foi a mensagem remetida a alguns clientes do cartão, como revela Carlos Antunes, na página do Lidl Portugal no Facebook. Frustrado, compreende que, com a situação, "o subsídio de refeição fica refém de birras entre grupos privados".
Forçosamente, muitos clientes vão a outros supermercados fazer compras. O diretor da Sodexo, Nelson Lopes, esclareceu ao JN que uma diretiva europeia obriga os cartões não bancários a operar numa rede fechada, o que provoca "um acordo de adesão à rede, que o Lidl não quis assinar". Não explicou o desfavorecimento dos custos de aceitação deste meio de pagamento nem o motivo pelo qual não houve acordo por parte do Lidl. "Não foi só o Lidl que não assinou", clarificou Nelson Lopes. "Algumas lojas Intermarché, que são independentes ou franchisadas, também não quiseram pertencer à rede", clarificou.
Aquele foi o único cartão de refeição que deixou de ser aceite nas lojas Lidl em Portugal, preservando os "parceiros Multibanco, Visa, Visa Electron, V-Pay, Mastercard, Mastercard Electronic, Maestro, Ticket Restaurant, Euroticket, Chèque Déjeuner".
Cerca de meio milhão de cartões de refeições estarão ativos em Portugal. A maioria pertencem à Edenred (dona da Euroticket), Sodexo e a Ticket Restaurante com quotas equivalentes. Algumas marcas, como a Sonae, emitem cartões próprios.
Estes cartões não beneficiam apenas os trabalhadores (isenta de impostos valores até 7,63€/dia), mas também as empresas pela dedução dos custos a 100% em sede de IRC. O subsídio de alimentação não é obrigatório por lei, o que faz com que, geralmente, o trabalhador não tenha escolha entre dinheiro ou cartão, aliás, alguns são utilizados exclusivamente nas próprias lojas do empregador.