
Lua Vermelha está a chegar
No dia 27 de julho, sexta-feira, quando a Lua nascer em Portugal já está em eclipse total. Até 2100 não haverá outra igual.
O eclipse total fará com que a Lua seja avistada em tom avermelhado a subir no céu durante 50 minutos. Este é o eclipse com maior duração do século.
A lua vai nascer às 20h38 em Faro, em Lisboa às 20h47, no Porto às 20h51, às 20:52 em Ponta Delgada e no Funchal às 21h05. Se estiver num destes locais, deve procurar um lugar com um horizonte límpido, a nascente, leste, para poder ver a lugar a subir ao céu.
Este eclipse terá mais um ou dois minutos do que os outros ocorridos até agora e que ainda são esperados. Pode ser avistado em todo o território nacional e noutras zonas do mundo, como é o caso do Oceano Atlântico, Antártida, Ásia, África, sul do Oceano Pacífico, Europa, Austrália, Médio Oriente, América do Sul e do Oceano Índico. Os cientistas já apelidaram como o maior do século, com a duração de 1h40, confirmou Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.
"Em Portugal vai ser possível ver logo assim que a lua nasce. O nosso País está naquela posição em que quando a lua nasce já está em eclipse total. Isto faz com que quem queria observar desde o início o eclipse procure um local com um horizonte límpido a leste para a ver aparecer em cima do horizonte, porque quem estiver numa zona em que no seu horizonte tenha prédios, uma colina, árvores, etc, não vai conseguir ver tudo na totalidade", elucida o professor Rui Agostinho. Aliás, desta vez, o Observatório Astronómico de Lisboa não detém atividade pública justamente devido às árvores, o que faz com que o horizonte não seja límpido.
A lua nasce a leste, mas um pouco virada a sul, e vai estar apenas a 15 graus de altura da terra. O máximo do eclipse será até às 21h22 e começa a desaparecer na totalidade pelas 22h14, explicou o presidente do OAL.
O por do sol poderá ter uma infinidade de diferentes cores e ocorre pelas 20h52, um efeito provocado pela refração da luz nas inúmeras camadas atmosféricas e que se prolonga no espaço. “Quanto maior for a quantidade de poeiras existentes na atmosfera, mais escuro será o eclipse e a coloração da Lua”, explica Rui Agostinho.
Um eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico que sucede no momento em que a Terra se depara entre o Sol e a Lua, de forma a projetar a sombra na Lua, que penetra integralmente a sombra da Terra. Isto acontece quando a Lua, em fase de Lua cheia, atravessa nos seus nodos ou na sua proximidade.