
Saiba aqui as novas alterações no Cartão de Cidadão
A partir da próxima segunda-feira (dia 2 de outubro) haverá novas regras para o Cartão de Cidadão. Eis algumas das alterações que doravante se deverão ter em conta.
- Quem tiver mais de 25 anos terá que pagar mais, mas também poderá manter o documento válido durante mais tempo (passando a validade de 5 para 10 anos).
- Com entrega normal, a emissão ou renovação de um cartão de cidadão terá o custo de 15 euros, se válido por cinco anos, ou 18 euros, quando possuir a validade de dez anos.
- Se a entrega tiver que ser urgente, o preço duplica no primeiro caso e passa a 30 euros para cartões para pessoas com mais de 25 anos e com a expiração de dez anos.
- Os valores também oscilam quando a entrega é feita no estrangeiro, tendo um aumento de cinco euros em relação a aquilo que é estabelecido para a entrega em território nacional.
- A revalidação do Cartão de Cidadão poderá a partir de dezembro ser feita via Internet.
- Outra das novidades será um aumento de possibilidades de alteração o código PIN, agora com menos incómodos, algo que será disponibilizado pela maquia de 5 euros.
Pese embora estas mudanças elas não acarretarão custos para toda a população. Existirão casos de excepção, com reduções de preço e em alguns casos mesmo isenção de pagamento quando os requerentes apresentarem provas de insuficiência económica, ou estejam albergados num instituto de assistência ou beneficência.
O Cartão de Cidadão foi criado em 2007 e tornou-se obrigatório para todos os cidadãos portugueses até 20 dias após o seu registo de nascimento.