
Refrigerantes, bebidas açucaradas e tabaco sobem de preço a partir de hoje
Os refrigerantes e o tabaco vão subir de preço a partir desta quarta-feira.
Os refrigerantes e o tabaco vão subir de preço a partir desta quarta-feira. No caso das bebidas, vão passar a ser taxadas consoante a quantidade de açúcar. Segundo as empresas do setor, esta medida pode ameaçar a sustentabilidade da indústria nacional dado o diferencial fiscal com Espanha.
Com o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), e pela primeira vez, as bebidas com teor de açúcar até 80 gramas por litro serão taxadas a 8,22 euros por hectolitro (100 litros) e as bebidas com teor de açúcar acima dessa quantidade serão taxadas a 16,46 euros por 100 litros.
Assim, uma garrafa de refrigerante de um litro e meio, por exemplo, vai ficar 15 cêntimos mais cara se tiver um teor de açúcar de até 80 gramas por litro. Se o teor for superior a 80, são mais 30 cêntimos.
No OE2017, o Governo alargou o âmbito do IABA, imposto que até este ano incidia apenas sobre as bebidas alcoólicas, incluindo as bebidas açucaradas e estimando arrecadar 80 milhões de euros, uma receita que será consignada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)
O preço dos maços de tabaco também aumenta. Em média, a subida será entre cinco e 10 cêntimos. Apesar dos aumentos dos últimos anos e das campanhas sobre os malefícios do vício, as vendas continuam a aumentar.
C/Lusa