O homem deverá ser indiciado pelos crimes de dano e condução perigosa pelo Ministério Público português que irá articular-se com as autoridades francesas para desenvolver o processo.
Sem motivo aparente, a viatura de matrícula francesa lançou o pânico na A41, em Valongo, e ainda na Estrada Nacional 105, em Santo Tirso.
O condutor do BMW que lançou o pânico em pelo menos duas estradas do Norte, está internado em França, onde vive emigrado há vários anos. Sem motivo aparente, o proprietário do carro de matrícula francesa perseguiu e abalroou dois veículos na A41, em Valongo, e ainda na Estrada Nacional 105, em Santo Tirso.
Na semana passada, a viatura foi filmada a circular de modo agressivo e descontrolado, desrespeitando as regras de trânsito e tentando embater noutros veículos.
O BMW já foi apreendido e, segundo avança o Jornal de Notícias, o condutor terá regressado a França antes que a Guarda Nacional Republicana (GNR) o conseguisse identificar, havendo agora a necessidade de uma permissão especial para que as autoridades portuguesas possam chegar até ao homem.
De acordo com o mesmo jornal, o carro “foi encontrado abandonado e bastante danificado, na zona de Santo Tirso”. Foi o proprietário quem chamou, através da seguradora, um reboque para recolher o automóvel. Quando as autoridades chegaram ao local, o suspeito já tinha fugido.
Entretanto, o Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação (NICAV) da GNR já apreendeu o veículo e conseguiu identificar o condutor.
As diligências permitiram ainda estabelecer que o emigrante sofria de uma perturbação psíquica e que, tendo regressado a França, foi lá voluntariamente internado.
O homem deverá ser indiciado pelos crimes de dano e condução perigosa pelo Ministério Público português que irá articular-se com as autoridades francesas para desenvolver o processo.