
10 regras simples para uma mesa menos calórica e mais saudável
Moderação, bom senso e disciplina. Não precisamos de abdicar de um natal com sabor e diversidade alimentar.
Doces substituídos por frutos secos
Em alternativa pode substituir os doces por frutos secos, pois estes podem substituir parte da componente doces, com a vantagem de acrescentarem fibras.
Porque não refeições alternativas?
Opte por alternativas que, não tirando sabor ao Natal da nossa tradição se aproximam de versões mais equilibradas. Tem algumas sugestões aqui e aqui.
Refrigerantes, uma festa de açúcares
Os refrigerantes são verdadeiras bombas calóricas e com grande quantidade de açúcar. Se optar por sumos naturais considere que tendo um índice glicémico muito elevado (açúcares facilmente utilizáveis) porque estão triturados e juntamos no mesmo copo duas ou três peças de fruta. Exige moderação. Utilize a seguinte estratégia se optar por refrigerantes. Encha meio copo com a bebida açucarada e acompanhe com um copo de água. Vá alternando entre as duas bebidas.
Álcool, o amigo das calorias
O álcool tem 7 kcal por cada grama. No contexto de uma refeição, o álcool entra facilmente na via de produção de energia. Se fizermos, por exemplo, um jantar excessivo e ingerirmos álcool, uma percentagem deste, a rondar os 30%, é absorvida diretamente pelo estômago e convertida em energia. A restante energia, fornecida pelos alimentos, é armazenada sob a forma de gordura.
Fonte:Sapo