Sabia que o daltonismo afeta mais homens do que mulheres?
Um gene defeituoso no cromossoma X está na origem do problema.
O daltonismo é a dificuldade de perceção das cores, causada pela ausência de células sensoriais na retina que é a responsável pelo sentido da visão, ou por anomalias que são consideradas de origem genética.
O Daltonismo é uma doença com origem num gene defeituoso, no cromossoma X, que afeta cerca de 10 % dos homens e 0,5% das mulheres, atingindo um total de cerca de 350 milhões de indivíduos.
Por possuírem dois cromossomas X, a probabilidade das mulheres serem daltónicas é mínima, ou seja, os homens possuem apenas um X (XY), enquanto as mulheres são XX.
Recorde-se que, em colaboração com a Área Metropolitana do Porto, Santo Tirso foi dos primeiros municípios do país a reconhecer este problema de saúde e a adaptar-se para que daltónicos consigam ter uma vida mais facilitada.
Recorde-se que a autarquia adotou o código ColorADD, um sistema para ajudar daltónicos a distinguir as cores, implementado nas bibliotecas escolares e na Biblioteca Municipal.
O autor deste projeto é o designer português Miguel Neiva que recebeu uma medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.