
Há alimentos que não devemos colocar no frigorífico
Sim, o frigorífico é indispensável, mas não conserva tudo aquilo que come. Há alimentos que não devemos colocar no frigorífico (Mas todos o fazemos).
Abacate
Se não estiver maduro, deixe-o à temperatura ambiente. Para este fruto, o frigorífico surge como opção apenas se já estiver bem maduro e não for comido no momento.
Tomate
Além de parar o processo de amadurecimento, o frigorífico faz com que o fruto perca o seu sabor.
Outros frutos
O que se nota com o tomate verifica-se também em variados outros frutos como kiwi, pêssegos ou manga.
Melancia
Antes de a abrir, deve mantê-la à temperatura ambiente para bem manter o nível dos antioxidantes presentes na fruta. Depois de a cortar sim, deve guardar no frigorífico, mas sempre tapada.
Abóbora
O melhor local para conservar a abóbora é num espaço escuro, frio, seco e bem ventilado.
Manteiga de amendoim
Apenas a manterá suave e pronta a barrar se a guardar num ambiente seco e fresco, como a dispensa.
Pickles
São muito ricos em conservantes e aguentam bastante tempo dentro da validade, mesmo sem recorrer ao frigorífico.
Saladas
Quando temperada com azeite ou vinagre, a salada no frigorífico pode desenvolver um cheiro forte e desagradável. Apesar recorra ao frigorífico quando a salada estiver temperada com iogurte ou maionese.
Atum em conserva
Não é o mais comum, mas há quem o guarde no frigorífico. Apesar de ser desnecessário, já que a lata o conserva devidamente. Além disso, o atum sabe melhor quando à temperatura ambiente.
Citrinos
A temperatura do frigorífico prejudica o processo de amadurecimento desta fruta.
Pepino
Poderá reparar danos na pele do pepino quando o retira do frigorífico, o que prova que tal temperatura faz com que o alimento se decomponha mais rápido.
Cenouras
Ficam mais aguadas quando guardadas no frigorífico. Devem sim ser guardadas num local frio, mas deve ser bem seco.
Chocolate
Guarde no frigorífico apenas se notar que a consistência do chocolate se altera muito fora do frigorífico. De outra forma, este produto não carece do frio, pelo contrário, tal altera o seu sabor.
Doce
Embora não perca a consistência, como acontece com a manteiga de amendoim, o doce pode ser guardado fora do frigorífico já que conta com bastantes conservantes. Apenas tenham atenção em não colocar vestígios de outros alimentos no frasco, que acontece, por exemplo, quando usa um talher sujo para se servir.
Molho de soja
Dura até um ano e meio mesmo sem o frigorífico, uma vez que já passou pelo processo de refrigeração
Azeitonas em frasco
Os fabricantes deste produto garantem que o mesmo não carece de refrigeração. Ainda assim, garanta que as azeitonas estão sempre submersas no líquido presente no frasco.
Ovos
Há vários debates sobre o tema. O ovo não muda as suas propriedades quando colocado no frigorífico, contudo, muitos apontam a alteração do sabor.
Mel
O mel é dos alimentos que raramente passa da validade, não sendo necessária uma conservação específica além de o tapar devidamente. No frigorífico, o açúcar presente no mel vai cristalizar, tornando bastante mais difícil a sua utilização.
Alho
A sua consistência muda quando colocado no frio, mas visivelmente, manterá sempre o mesmo aspeto o que torna difícil identificar se o produto está ou não bom para consumo.
Feijão verde
Tal como outros alimentos do género, perdem as suas qualidades quando colocados no frigorífico por muito tempo. Uma vez que se preservam à temperatura ambiente até uma semana, opte pelo frigorífico apenas se não os for utilizar dentro deste prazo.
Fonte: msn lifestyle