
Dicas para uma condução segura num fim-de-semana de chuva
Meteorologistas prevêem descida da temperatura e aguaceiros para todo o país.
O fim-de-semana vai ser marcado por uma descida das temperaturas, sobretudo das mínimas, e aguaceiros. Se for conduzir, tenha atenção ao piso molhado e tome precauções.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa chama a atenção para alguns cuidados perante condições atmosféricas adversas.
Saia com tempo. Para evitar congestionamentos e percalços, porque existe grande probabilidade de demorar mais tempo do que o habitual.
Modere a velocidade. Reduzindo a velocidade, consegue mais tempo de resposta, evitando acidentes, bem como derrapagens.
Aumente a distância de segurança. Uma vez que a chuva reduz a aderência do veículo ao piso, para sua segurança é aconselhável, além da redução da velocidade, aumentar a distância necessária entre o seu carro e o da frente.
Acenda as luzes. Nestes dias a visibilidade é reduzida, portanto acenda os médios, para que consiga ver os outros e os outros o vejam a si.
Mantenha os vidros desembaciados. É importante verificar o estado das escovas do pára-brisas e do sistema de ventilação no interior do veículo para evitar vidros embaciados. Se necessário, troque por uns novos.
Atente aos sinais. Esteja atento a muitos dos painéis de mensagem pelas auto-estradas do país. A chuva intensa pode criar lençóis de água no pavimento e dar lugar a situações de aquaplanagem.
Previsões meteorológicos
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado, a nebulosidade vai diminuir gradualmente, de Norte para Sul, com os períodos de chuva a passar a aguaceiros.
"Já a partir do meio da tarde (de sábado), haverá uma diminuição da precipitação e da intensidade do vento", afirma a meteorologista Madalena Rodrigues.
Em relação à temperatura, prevê-se uma descida. "De sábado para domingo será a noite mais fria, com a descida das temperaturas mínimas, mas a precipitação que ocorrer só será a partir do final da tarde".
Para segunda-feira, a temperatura máxima "vai descer e os aguaceiros serão de neve acima dos 800 mil metros", acrescenta Madalena Rodrigues.
Fonte:Renascença