Carlos Ruiz Carmona escolhe Santo Tirso para rodar novo filme
Durante um mês, a cidade foi palco das cenas protagonizadas pelos atores Rúben Garcia e Carla Chambel.
A cidade de Santo Tirso pode estar no estranho ano de 2021, mas dentro da Santa Casa da Misericórdia revê-se uma época situada algures entre os anos 20 e 40. O motivo? As gravações de “Arquitetura de uma Impossibilidade”, o novo filme de Carlos Ruiz Carmona, que tem como protagonistas os atores Rúben Garcia e Carla Chambel.
Com imagens a preto e branco que, segundo explica o realizador, "retratam a forma como o amor entre um homem e uma mulher era representado no passado", este projeto cinematográfico explora essencialmente a relação extraconjugal de dois amantes, pelo prisma da arquitetura de um edifício e da luz (ou da sua ausência) como veículo para descrever a impossibilidade da relação e o seu desenlace inusitado.
A um dia de terminarem a rodagem, os dois atores salientam a entrega com que abraçaram este trabalho e que pelo facto de serem os únicos personagens se “tornou muito intenso a todos os níveis”.
“Temos sobretudo que estar sempre muito presentes emocionalmente, muito atentos e concentrados porque é uma exigência enorme”, revela Rúben Garcia, que na história veste a pele de Luís.
Já Carla Chambel, que dá vida a Ana, assume estar a viver momentos muito felizes durante as gravações: “O filme transpira toda a cumplicidade que foi criada entre a equipa e, portanto, tenho muitas expectativas, principalmente por sentir que todos se entregaram. Trabalhar com o Rúben, por exemplo, foi uma surpresa porque não nos conhecíamos. Esse lado da descoberta e de percebermos o outro foi um processo muito feliz, que certamente irá transparecer para o público”.
Rúben Garcia está, atualmente, nomeado para os Globos de Ouro, na categoria de “Melhor Ator – Cinema”, fruto da sua interpretação no filme “Listen”, distinguido com dois prémios na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza. A atriz Carla Chambel, por seu turno, é uma cara bem conhecida da televisão portuguesa, graças à sua participação em várias telenovelas e séries de grande sucesso.
O atual contexto de pandemia, provocado pela Covid-19 implicou que a rodagem sofresse alguns ajustes, facto que fez com que a mesma se concentrasse maioritariamente num espaço cedido pela Santa Casa da Misericórdia. O produtor tirsense, Joel Brandão, aproveitou o momento para deixar o seu agradecimento especial ao provedor Dr. José Pinto e à Câmara Municipal de Santo Tirso pelo apoio prestado, mas também a muitas outras entidades, como a Pantir, Elevoave e Bombeiros Voluntários Tirsenses. "Sem esta ajuda, a concretização deste trabalho seria muito mais difícil”, refere.
O filme deverá estrear dentro de um ano e meio.