Biblioteca Municipal acolheu ação sobre "Tráfico de Seres Humanos"
A iniciativa foi organizada pela Cruz Vermelha de Santo Tirso.
O auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso foi palco, no passado dia 8 de julho, para duas ações de sensibilização de "Tráfico de Seres Humanos", dinamizadas pela instituição Saúde em Português, com sede internacional em Coimbra.
Esta iniciativa resulta do protocolo de cooperação assinado pela Juventude CVP Santo Tirso e pelo CLDS 4IN, com a Saúde em Português, no âmbito da difusão do projeto Mercadoria Humana Norte.
Com o objetivo de promover um maior conhecimento sobre o tema, numa lógica preventiva e de capacitar os participantes para uma pesquisa mais atenta e consciente da procura ativa de emprego, foram dinamizadas duas sessões, uma dirigida a desempregados e outra para famílias e comunidade em geral do Concelho de Santo Tirso.
Numa altura em que a pandemia veio colocar em causa a estabilidade económica, e em que as ofertas de emprego são cada vez mais escassas, torna-se fácil e tentador que muitos procurem outro tipo de soluções, para conseguirem fazer face às dificuldades sentidas. Os anúncios via internet, nos jornais, nas agências de modelos, podem ser algumas das formas de aliciamento por parte dos recrutadores, o que facilita o processo de exploração.
A ação contou com a participação total de 40 elementos, tendo sido marcada por momentos de partilha, de conhecimento e de dúvidas.