
Profissionais do CHMA realizam formação para humanização do parto
Um acessório usado tradicionalmente pelas parteiras mexicanas oferece benefícios importantes durante a gravidez.
Uma atividade formativa, relacionada com a Humanização do Parto no Centro Hospitalar do Médio Ave, proporcionou aos profissionais da área da maternidade a oportunidade de aprenderem a utilizar o "Rebozo".
Em comunicado, o CHMA explica que este acessório é "usado tradicionalmente pelas parteiras mexicanas e oferece benefícios importantes durante a gravidez, parto e pós-parto, ou seja, durante todo o processo de gravidez que culmina com o nascimento".
A formação decorreu na Clínica da Mulher e da Criança, tendo sido ministrada pela Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e Mestre em Liberdade de Movimentos e Posicionamento no Parto, Raquel Cajão.
Para além da inscrição de profissionais do CHMA, enfermeiras, fisioterapeutas e psicólogas de outras entidades também se deslocaram a esta instituição para aprimorar os conhecimentos.
A formação contou com profissionais do Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães, Centro Materno Infantil do Norte e ACES Trofa e Famalicão. Esta partilha de conhecimento e informação estendeu-se ainda às profissionais do Espaço Mais que Nove Meses, centro de preparação para grávidas e puérperas, situado em Famalicão.