
Autor tirsense lança "Ensaio sobre a estupidez"
Livro foi escrito durante vários anos e esteve para nunca ver a luz do dia.
“Ensaio sobre a Estupidez” é uma coletânea de microcontos absurdos. Foi esta a premissa que levou o autor natural de Santo Tirso a escrever esta obra que tem como propósito estudar basicamente todas as coisas "estúpidas" que se conseguiria lembrar.
Stephane Oliveira é argumentista na produtora audiovisual tirsense StopMotion, papel que desempenhou também na RTP, quando foi um dos criadores do telefilme "Almas Penadas". Mais recentemente escreveu os poemas de "Toponímia - As Memórias do Porto", nomeado em 2021 na categoria de melhor filme português no Fantasporto. Para além deste filme, Stephane escreveu duas curtas-metragens nomeadas naquele festival como melhores curtas-metragens nacionais. Foi ainda o guionista do documentário "Um Dia de Futebol" que foi exibido na RTP Memória e tem um poema seu publicado no III Volume da Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea: “Além da Terra Além do Céu”.
"Vencedor do prémio “Laurea laureata,” que se atribuiu a ele mesmo em 2002, o autor fugiu de um hospital psiquiátrico e terá ido para a apanha da fruta no sul de França. Lá desapareceu de vez, em 2013, com um pandolim, sem nunca mais ser avistado.
Entre diversas outras coisas, Stephane Oliveira previu a Covid-19, a crise humanitária em Moçambique e o regresso da Cristina Ferreira para a TVI.
O livro que escreveu não tem nada a ver com Auschwitz", lê-se na sinopse da obra.
O compêndio da editora "Papel Higiénico" pode ser comprado nas livrarias da Bertrand, Almedina, FNAC e Wook.
Ninguém do círculo próximo do autor quis prestar declarações sobre o seu alegado desaparecimento, ou sobre o livro.