
Jovem Tirsense "envergonha" empresas com denúncias de colaboradores
A plataforma "Ganhem Vergonha" deu um passo em frente para desmascarar algumas empresas que são denunciadas pelos seus colaboradores. O autor, Francisco Ferreira, é Tirsense e falou à Santo Tirso Tv sobre este novo projeto.
A plataforma "Ganhem Vergonha" conhecida por denunciar casos de abusos indevidos de estágio e aproveitamento de mão de obra qualificada não remunerada está, agora, a solicitar donativos para a publicação de um livro que revela todas as empresas que foram denunciadas pelos seus colaboradores. Francisco Ferreira, o criador desta plataforma é natural de Santo Tirso e vê neste livro uma forma de fazer chegar mais longe as denúncias dos colaboradores. "O objetivo é que os assuntos abordados no livro sejam debatidos na praça pública e que as pessoas percam o medo de denunciar. A ideia foi, acima de tudo, utilizar os testemunhos e fazer uma reflexão com a ajuda de especialistas. Quero que este livro seja motivo de debate e discussão de ideias", disse Francisco Ferreira.
O livro, intitulado "Trabalho igual, salário diferente", reúne cerca de 170 casos e aproximadamente 150 empresas - a maior parte portuguesas - que, aparentemente, são exemplos de sucesso mas que, na realidade, são alvo de denúncias pelos modos de recrutamento e pelas más condições de trabalho que oferecem.
"Sem vergonha" nem medo, esta plataforma foi mais longe e apresenta um livro com cerca de 250 páginas que espelha a realidade do trabalho precário praticado por dezenas de empresas. O livro inclui opiniões de especialistas de áreas como o emprego, a sociologia, a história ou o jornalismo e as denúncias publicadas no blogue serão agrupadas por secções: Estágios não remunerados; Programas do IEFP; Falso voluntariado; Salário abaixo do mínimo, entre muitas outras.
Para que este livro seja publicado, a plataforma Ganhem Vergonha, está a solicitar donativos , uma vez que não possuí viabilidade financeira para a tiragem do exemplar. Os donativos podem ser realizados por qualquer pessoa através do site :http://ppl.com.pt/pt/prj/ganhem-vergonha-em-livro e não carecem de um valor base.
A plataforma "Ganhem Vergonha" existe desde Março de 2013 e intitula-se como uma "plataforma de denúncia de empregadores sem vergonha". Entre as denúncias feitas estão "casos de faltas de pagamento, contratos prometidos mas nunca assinados, situações de falsos recibos verdes, problemas com licenças de maternidade, pessoas com formação superior que são contratadas para uma função especializada e acabam a limpar as casas de banho da empresa".
Francisco Ferreira é Tirsense e foi o autor desta plataforma." Na altura estava desempregado e consultava diariamente as ofertas de emprego. Foi aí que comecei a perceber que existiam várias ofertas de emprego ilegais. Quando confrontei os meus amigos fui surpreendido por mais casos de trabalho precário e então aí surgiu a ideia de criar esta plataforma", afirmou o autor.
Com base na empresa com mais queixas do "Ganhem Vergonha", a RTP lançou uma reportagem em 2013 na qual, através de uma investigação, dá a conhecer o testemunho de jovens que colaboraram com a empresa Menina Design e foram alvo de abusos indevidos de estágio e de aproveitamento de mão de obra qualificada não remunerada.