Tirsense eleito para UEFA Academy Board
João Fonseca foi eleito para um mandato de dois anos. Portugal conta, assim, com mais um representante na administração do organismo que tutela o futebol europeu.
Na FIFA desde 2018, João Fonseca, natural de Santo Tirso, foi recentemente eleito para um mandato de dois anos no Board da UEFA Academy, o braço de formação de executivos da organização europeia de futebol. O tirsense assumirá a responsabilidade de assessorar a UEFA na formação educativa de futebol, em conjunto com outros seis elementos, e terá em mãos o desenvolvimento de planos de formação para dirigentes e antigos jogadores.
Segundo o próprio, esta eleição vem ao encontro das suas expectativas e ambições, uma vez que nutre uma “vontade intrínseca de contribuir para o desenvolvimento desta indústria. Estar presente, com diferentes cargos, nas duas maiores organizações mundiais de futebol (primeiramente na FIFA e agora também na UEFA) só me pode deixar orgulhoso, sabendo de antemão a enorme responsabilidade que isso acarreta” – explicou João Fonseca.
Quanto à antevisão dos próximos dois anos, o tirsense acredita que “a grande missão será, sem dúvida, a de contribuir para uma maior e melhor qualificação de todos os agentes desportivos”.
Recentemente criada, a UEFA Academy é uma estrutura pertencente à União das Federações Europeias de Futebol, a qual coordena e centraliza as iniciativas relacionadas com a formação de executivos. João Fonseca foi um dos sete escolhidos entre os cerca de 20 candidatos ao board da UEFA Academy, que conta já com milhares de graduados de mais de 120 nacionalidades diferentes. A primeira reunião do board recém-eleito acontecerá em janeiro de 2021.