
Lar de Santo Tirso desenvolve método para abraçar utentes em segurança
Após meses de isolamento, idosos voltam a abraçar familiares e amigos.
A S. Tiago - Associação de Solidariedade Social de Areias, em Santo Tirso, desenvolveu um novo método que permite o contacto humano com o exterior através do “recanto dos abraços”.
Os residentes tiveram a oportunidade de voltar a abraçar as pessoas mais próximas, em segurança e sem risco de transmissão da Covid-19. Através de um vídeo partilhado nas redes sociais é possível ver uma residente a abraçar uma familiar, com os braços envoltos numa película protetora.
Apesar da distância e de todas as restrições impostas pela pandemia, este espaço renova as relações de proximidade que, entretanto se perderam.
“A ideia surgiu da extrema necessidade que têm os residentes, sobretudo porque estão fechados, em manterem o contacto com os seus próximos”, começou por explicar Susana Capela, diretora da instituição.
“Estamos a receber visitas, mas temos que assegurar as distâncias entre as pessoas devido à pandemia, o que não é fácil quer para os idosos, quer para os familiares. Por esse motivo, decidimos encontrar esta estratégia para reduzir a necessidade de proximidade e assim os familiares podem tocar-se sem estarem em contacto pele com pele”, conclui.
Com a chegada da época natalícia, uma série de iniciativas estão a ser desenvolvidas pela S. Tiago - Associação de Solidariedade Social de Areias, que lançou o apelo para que a comunidade “mantenha o contacto com os residentes e que lhes contem as suas histórias através de postais ou chamadas telefónicas”. O objetivo passa por estimular as capacidades cognitivas dos idosos que já vivem confinados há cerca de nove meses.