Palheta Bendita realiza-se em formato online
Concertos, entrevistas, debates e uma oficina marcam mais uma edição do evento que se realiza, de 14 de novembro a 1 de dezembro.
A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação Cultural Tirsense, promove uma nova edição da Palheta Bendita. Concertos, entrevistas, debates e uma oficina marcam a 14º edição que se realiza, exclusivamente online.
A música tradicional portuguesa volta a estar em destaque em Santo Tirso e, este ano, devido às medidas que pretendem diminuir a propagação da Covid-19, assume um formato totalmente online.
De 14 de novembro a 1 de dezembro, a 14ª edição da Palheta Bendita promove a música portuguesa com o objetivo de valorizar tocadores, construtores, dançadores, assim como património material e imaterial que lhes está associado.
As páginas de facebook do Palheta Bendita e do Município de Santo Tirso assumem, este ano, a função de transmissão do evento que tem início já este sábado, pelas 18h00, com um concerto da Chulada da Ponte Velha, focado no lançamento do CD “Sempre a Ramaldar”.
Para domingo, dia 15, está marcada uma mesa redonda focada no ensino da música popular, transmitido em direto no facebook do Município de Santo Tirso e da Escola de Música Tradicional da Ponte Velha. Um debate moderado por João Roque Correia, que contará com a participação de Mauro Sanin – aCentral Folque (Santiago de Compostela); Carmina Repas Gonçalves – Cardo Amarelo (Vila Nova de Gaia); Antony Fernandes – Escola de Gaitas Ponte Velha (Santo Tirso); Ricardo Santos – Escola de Gaitas do Onda (vila do Conde) e João Martins – Escola de Música tradicional da Ponte Velha (Santo Tirso).
Paralelamente, a edição deste ano tem disponíveis um conjunto de conversas e entrevistas a figuras como o construtor de gaitas-de-foles, Jorge Lira; o violeiro Joaquim Capela; o organeiro Joaquim Silva; ou o violeiro Rui Costa.
Para o último dia, a 1 de dezembro, está marcada uma oficina online de canto popular, com Cardo Roxo, às 18h00, imediatamente após uma conversa com Fernando Cerqueira Barros, sobre “concertinas do norte de Portugal” e uma outra, com Marco Brescia, focada nos “apontamentos sobre órgãos de tubos e organeiros do norte de Portugal”.
Todo o programa pode ser consultado em www.cm-stirso.pt