Santo Tirso assinala dia do animal com campanha de adoção
Iniciativa decorre no dia 4 de outubro e permitirá dar a conhecer os cerca de 50 animais alojados no Canil/Gatil Municipal.
A Câmara de Santo Tirso vai assinalar o Dia Mundial do Animal, que se comemora a 4 de outubro, com uma campanha de adoção no Canil/Gatil Municipal. As visitas estão sujeitas a marcação prévia e os animais que forem adotados terão direito a identificação eletrónica, vacinação, esterilização, desparasitação e um saco de ração.
“Não compre. Adote” é o nome da campanha de adoção que a Câmara de Santo Tirso vai organizar no próximo domingo, promovendo a adoção dos animais que se encontram no Canil/Gatil Municipal. “Acreditamos que os animais que foram recolhidos pelos serviços municipais merecem um lar e, por isso, avançamos com esta campanha, abrindo o Canil/Gatil Municipal a um domingo, por forma a que as famílias possam visitar o espaço e, de forma responsável e consciente, proporcionar uma nova vida aos cães e gatos que ali encontrem”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.
Tem sido evidente a importância crescente que os animais de companhia têm assumido na sociedade, nomeadamente na forma como contribuem, também, para a qualidade de vida dos seus donos. “São conhecidos os benefícios associados à convivência com um animal de estimação, desde a prevenção da solidão e do isolamento, à diminuição do stress”, enumera Alberto Costa, realçando, contudo, que “a decisão de adotar um animal tem de ser ponderada, de forma a que, depois, não exista abandono”.
A campanha de adoção, que decorre no Dia Mundial do Animal, permitirá dar a conhecer os cerca de 50 animais, entre cães e gatos, que neste momento estão a viver no Canil/Gatil Municipal. O horário das visitas, que devido à pandemia da Covid-19 estão sujeitas a marcação prévia através do 252 856 292, irá decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. O uso de máscara é, também, obrigatório.
A todos os animais que serão adotados no Canil/Gatil Municipal, a Câmara de Santo Tirso irá garantir a identificação eletrónica, a vacinação, a esterilização, a desparasitação e um saco de ração.