Desportivo das Aves impossibilitado também de jogar no Futsal
Segundo o jornal "A Bola", a equipa de futsal do CD Aves não está autorizada a inscrever jogadores na II Divisão.
Este é mais um episódio decorrente da gestão por parte da extinta SAD, que o clube, enquanto instituição, considera "danosa".
Recorde-se que desde o final do ano transato o Clube Desportivo das Aves tem enfrentado sérios problemas financeiros em virtude dos problemas económicos do grupo detentor Galaxy Believers.
Os investidores representados por Wei Zhao e, mais tarde, por Estrela Costa, esta última, desde que tomou as rédeas do clube, levou a instituição a uma série de episódios caricatos que foram alvo da atenção mediática nacional.
HISTÓRIAS DIGNAS DE TELENOVELA
No fim da época passada, por exemplo, a SAD informou que não iria comparecer no jogo contra o Benfica devido à anulação da apólice de seguro de acidentes de trabalho, algo que o presidente do clube desbloqueou no dia seguinte, além de ter assegurado duas baterias de exames negativos à covid-19 antes do duelo, obrigatórias ao abrigo do protocolo de reinício da I Liga em plena pandemia, aspetos que deveriam ser tratados pela SAD.
Para além desta burocracia, desapareceram ainda as chaves do autocarro da equipa, que mais tarde viria a ser rebocado, e alegadamente a Taça de Portugal vencida em 2017/2018 e o troféu de vencedor da Liga Revelação e da Taça Revelação.
"NÃO VALIA A PENA"
Mais tarde, Estrela Costa, não tentou resolver a situação que obrigaria o CD Aves a jogar no terceiro escalão do futebol português, ao invés da Segunda Divisão, por motivos de dívidas à Segurança Social e Autoridade Tributária. A explicação de Estrela Costa foi tão sucinta quanto "Não valia a pena", o que gerou uma onda de indignação por parte dos sócios.
Já no terceiro escalão do futebol português o novo presidente do clube António Freitas, quis demarcar-se de uma vez por todas da SAD e separou a instituição da sociedade anónima, optando por jogar na II Divisão Distrital do Porto.
O CD Aves SAD, por sua vez, falhou nas metas a atingir para esta época e tão pouco conseguiu disputar o terceiro escalão do futebol nacional, o que depois de uma tentativa de fusão com um clube de Matosinhos, levou à extinção da equipa que iria funcionar um pouco como o Belenenses SAD.
A Santo Tirso TV ouviu por intermédio de fontes anónimas que Estrela Costa estaria a tomarestas decisões aparentemente perniciosas por vingança, para mostrar aos sócios, que "ela tinha mais poder" do que os adeptos que a veem de forma pejorativa.
Recentemente foram divulgados 17 milhões de euros de dívidas por parte da SAD a 110 credores diferentes.
MAIS VÍTIMAS
Com tudo isto, o Desportivo das Aves passa no futebol da I Divisão à II Distrital e vê ainda o futsal aparentemente extinguido, assim como as modalidades postas em risco, já que a fluidez financeira do clube está bastante limitada
A Santo Tirso TV tem, até à hora da publicação desta notícia, tentado sistematicamente falar com Estrela Costa, mas sem sucesso, ela que se celebrizou por alegadamente ter tido uma estranha conversa com Wei Zhao no passado e que se pode encontrar no Youtube.
Imagem: "RTP"