
Dias quentes vão continuar. Previsão de 40 graus para Santo Tirso
A Direção-Geral da Saúde alerta para os perigos da subida de temperaturas.
Esta semana as temperaturas não vão parar de subir e, dia 17 de julho, os termómetros podem mesmo chegar aos 40 graus em Santo Tirso. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou hoje para os perigos do calor que se vai fazer sentir um pouco por todo o país.
Durante esta semana, "preveem-se temperaturas muito elevadas com noites tropicais, ou seja, noites em que a temperatura não vai descer abaixo dos 20.º", sublinhou a diretora-Geral da Saúde, recordando que existem quatro grandes grupos que acabam por estar mais vulneráveis: as crianças, idosos, mulheres grávidas e doentes crónicos.
Por isso, a responsável da DGS recordou algumas "medidas básicas" tais como beber água ou sumos de fruta naturais sem açúcar, salientando que é necessário beber mesmo que não haja a sensação de sede, ou usar roupa larga e fresca, chapéu e óculos de sol.
As refeições devem ser frias e leves e devem ser várias vezes ao dia e as pessoas devem permanecer durante duas ou três horas em ambientes frescos, porque "o corpo tem mecanismos de regulação térmicas mas precisa de ajuda", alertou.
Evitar demasiados esforços físicos e não estar ao sol nas horas de maior calor foram outras das recomendações deixadas hoje pela DGS, que voltou a lembrar os números para os quais as pessoas devem ligar caso se sintam mal: 112 ou para o 808242424, do SNS24.
Confira as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA):
"Santo Tirso TV / Agência Lusa"