TVI descreve o Norte como pobre e "menos educado"
A região Norte é a mais pujante economicamente de Portugal. Abrigo de grande parte do tecido industrial português e responsável por uma vasta fatia das exportações nacionais, o Norte alberga ainda, num raio de cerca 50 km, duas das melhores faculdades do país.
A Universidade do Minho, aliás, está sediada na cidade mais jovem portuguesa.
Quanto ao poder económico do Norte, este só é marginalmente ultrapassado pela zona metropolitana de Lisboa, onde estão grande parte das sedes e escritórios das empresas, o que infaciona artificialmente a contribuição lisboeta para o PIB nacional.
Ao nível educativo, o Norte é também das zonas mais instruídas do país, com três das grandes universidades públicas (Porto, Braga, Aveiro).
O que levou a TVI a desculpar a propagação do surto na nossa região são argumentos falaciosos. A Covid-19 tem, ademais, salvo pontuais exceções, afetado as zonas mais cosmopolitas do mundo.
A descrição da reportagem do quarto canal está a levar a uma onda de indignação nas redes sociais, onde muitas pessoas atribuem os erros da TVI à ignorância, sobranceria e preconceito.
Depois de ter estado associada à Igreja, a TVI começou por transmitir algumas séries americanas com notoriedade, tais como "Seinfeld", "X-Files", e muitas outras. Mais tarde, o canal foi a primeira estação televisiva a optar por emitir reality shows e desde então tem apostado neste tipo de conteúdos e em telenovelas.