Arrancou a segunda edição do programa de incubação AYCH
Empreendedores são apoiados no desenvolvimento das suas ideias de negócio.
No âmbito do programa europeu Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), a Câmara de Santo Tirso tem vindo a apoiar ideias de negócio no setor das indústrias culturais e criativas.
A segunda edição do Programa de Incubação já arrancou e envolve mais de 20 jovens empreendedores, com 17 projetos inovadores.
Trata-se de um programa focado em apoiar empreendedores a transformar as suas ideias em negócios e inclui um acompanhamento especializado em duas fases.
“Num primeiro momento, os jovens integram um ciclo de workshops direcionados para temas como o coaching de equipa, o marketing ou as vendas que lhes irão dar ferramentas essenciais para a gestão dos seus negócios”, explica o presidente da Câmara, Alberto Costa.
“Terminado esse processo, que demora cerca de dois meses, ficarão incubados, de forma gratuita, na Fábrica de Santo Thyrso, durante mais três meses”, adianta.
Ao todo são 17 novos projetos levados a cabo por mais de 20 jovens entre os 18 e os 30 anos, provenientes de oito concelhos. As indústrias culturais e criativas estão em crescimento em Santo Tirso e incluem áreas como o design, a arquitetura, a moda, as artes performativas, as novas tecnologias ou o turismo.
Ao longo do Programa os empreendedores serão apoiados na definição das estratégias de crescimento e consolidação dos seus negócios, na avaliação de oportunidades de financiamento e no acesso ao ecossistema de empreendedorismo já presente no território.
Ao longo de cinco meses, o acompanhamento é feito por uma equipa de especialistas nas diversas áreas dos projetos envolvidos, proporcionado coaching individualizado e especializado, que, acredita Alberto Costa, “potenciarão o surgimento de novos produtos e serviços, que serão certamente de valor acrescentado para o nosso território e simultaneamente um importante contributo para a carreira profissional destes jovens”.
O projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH) é uma parceria internacional que tem como objetivo a promoção do empreendedorismo e emprego jovem. Conta com uma rede de 13 parceiros, que inclui representantes de Espanha, França e Reino Unido e onde Santo Tirso é o único representante nacional.
No Município de Santo Tirso, o empreendedorismo constitui uma área prioritária na promoção do emprego jovem e qualificado.
Através do projeto AYCH, a Câmara Municipal de Santo Tirso vê uma excelente oportunidade para encorajar os jovens a desenvolver as suas competências empreendedoras, através de um modelo de empreendedorismo que visa a conexão de polos no espaço atlântico em torno do setor criativo.