
Empresa de Santo Tirso fabrica plástico com materiais reciclados
A Pentaplast está sediada em Água Longa e produz embalagens para diversos mercados.
Dedicada ao fabrico de chapas, folhas, tubos e perfis de plástico a empresa Klockner Pentaplast tem cerca de 190 trabalhadores e utiliza, há mais de 15 anos, matéria-prima reciclada.
A unidade situada no concelho é uma das 32 que a Klockner Pentaplast tem espalhadas por cinco continentes, num total de 18 países. A multinacional instalou-se em Santo Tirso em 2007 e produz soluções completas de embalagem para diversos mercados, desde o alimentar ao farmacêutico.
Leonel Matos, responsável pela unidade da Pentaplast em Santo Tirso, explicou que “em alguns produtos, a percentagem de materiais reciclados pode chegar aos 90%”, adiantando que “o plástico depois de usado continua a ter valor e pode ser incorporado noutros processos produtivos”.
Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Água Longa, José Pacheco, Alberto Costa salientou que a Pentaplast é “um exemplo de sustentabilidade dentro de um setor que está hoje associado ao desperdício, e que vem mostrar que os plásticos não são todos iguais”.
A visita inseriu-se no Roteiro Invest Santo Tirso, que tem levado o presidente da autarquia a visitar o comércio e indústria do concelho, com vista à promoção de sinergias e à dinamização económica do município.