
Santo Tirso destruiu 1173 ninhos de vespa velutina
Foi aprovada a candidatura do Município de Santo Tirso ao Fundo Florestal Permanente para apoiar a destruição de ninhos de vespa velutina.
Foi introduzida na Europa em 2004 através do porto de Bordéus, em França, e os primeiros vestígios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas foi no ano seguinte que a situação tomou proporções mais elevadas. A vespa asiática tem sido, nos últimos anos, uma ameaça real para a biodiversidade e para a Saúde Pública.
Desde 2014, que o município de Santo Tirso, tem vindo a investir em equipamentos e recursos humanos para proceder à extinção dos ninhos de vespa velutina. Foram investidos, mais concretamente, cerca de 65 mil euros, tendo já sido eliminados 1773 ninhos na cidade. A Câmara Municipal pretende ainda, avançar com a formação dos colaboradores afetos ao serviço e com a aquisição de equipamento de proteção individual e de equipamentos para a eliminação dos ninhos (kit de incineração e kit de inseticida), num investimento de cerca de três mil euros.
Alberto Costa garante que “tem sido possível dar uma resposta rápida e efetiva”. “O número de ninhos detetados tem vindo a aumentar, fruto de uma maior consciencialização da população, mas também devido à propagação”, reforça o autarca.
Quem encontrar um ninho deve avisar as autoridades através da linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520 – ou da Linha Azul da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso – 808 201 056. Pode ainda contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do número 252 856 345 ou via email, [email protected].