
Santo Tirso tem "novos" cientistas
O projeto Experimenta+ pretende promover, junto dos alunos do 1º ciclo, o contacto com as ciências experimentais.
Química e Física, Biologia e Energias são as três grandes áreas científicas inseridas no projeto Exprimenta+ que tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ciclo um primeiro contacto com as ciências experimentais, em contexto de laboratório.
Fazer slime (uma massa de modelar usada para brincar), extrair clorofila das folhas ou pôr um carrinho a andar com energia solar são algumas das muitas formas de colocar os alunos a aprender de forma divertida.
“É mais um projeto que a Câmara desenvolve com o propósito de promover o sucesso escolar. É uma forma de lhes despertar o interesse para as ciências e de os pôr a refletir sobre algumas questões que de outra forma só surgiriam mais tarde”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
O Experimenta+ é desenvolvido no âmbito do projeto “Ag(ir) para o Sucesso Escolar” e arrancou esta segunda-feira na Escola Básica 2,3 São Rosendo, com uma turma do 4º ano da Escola Básica do Areal. Com três sessões anuais, a iniciativa vai abranger mais de 1600 alunos de 84 turmas das escolas do 1º ciclo.