Há um jogador tirsense que dá cartas na China
Jogador tirsense, João Silva, jogou com Dybala, Belotti, Louis Saha e Yakubu e está agora no quinto país da sua longa aventura no mundo do futebol. Aos 29 anos já passou por 5 países: Portugal, Inglaterra, Bulgária, Itália e China.
Apesar de uma carreira bem sucedida, passada por vários países, jogador tirsense confessa a site desportivo mágoa por nunca ter disputado a Premier League, ele que até foi vice-campeão na Bulgária pelo Levski Sofia.
O avançado que jogou no Bari juntamente com Dybala, Belotti e Vázquez, teve uma curta passagem pelo Everton em 2011/2012, agora treinado por Marco Silva, mas o treinador da altura, David Moyes, nunca apostou nele. No entanto, não guarda mágoas e confessa ter aprendido bastante no clube ‘Toffe’ como os adeptos carinhosamente lhe chamam.
De resto, saliente-se que a melhor época do avançado em termos de golos, foi quando marcou 14 golos em 33 jogos pelo Desportivo das Aves, clube onde fez formação.
Em declarações ao site “Notícias ao Minuto”, o avançado afirma. “Tinha feito o meu primeiro ano de sénior no Aves. Fui o segundo melhor marcador da II Liga e fui para o Everton em 2010 com apenas 19 anos. Foi muito bom, foi espetacular... Era jovem e naquela altura havia Benfica, FC Porto, Vitória SC, PAOK… Foi um salto e acredito que fiz a escolha certa naquela altura, mas não deixo de admitir que tenho um amargo de boca porque acredito que a Premier League é talvez o campeonato que se adequa mais às minhas características. Mas a verdade é que David Moyes, que na altura era o treinador, nunca me deu a oportunidade que tanto esperei. Tenho pena de nunca me ter estreado naquele campeonato”, tece, lembrando os avançados mundialmente famosos que lá jogaram: Yakubu e Louis Saha. “Mas não me arrependo de ter ido para lá. Foi realmente bom. Depois fiz as minhas escolhas, boas ou más. Fiz aquilo que na altura considerei ser o melhor para mim. As coisas no futebol são assim mesmo. Uma pessoa nunca sabe. No futebol, um jogo pode mudar a tua carreira. Tenho a certeza que ainda vou fazer grandes coisas no futebol. Ainda tenho muitos anos de futebol pela frente. Por onde passei, deixei a minha marca pelo empenho, sinceridade e trabalho”, completa.
A última passagem do jogador natural de Santo Tirso pelo campeonato português foi na época transata momento em que representou o Feirense. O ponta de lança tecnicista marcou sete golos em 30 jogos, jogando agora Nantong Zhiyun onde espera levar o clube ao topo e chegar à Superliga Chinesa.