Desfolhada: Um ritual ancestral muito português
Entre o final de setembro e o final de outubro realiza-se um ritual tão antigo quanto a civilização mediterrânica. Trata-se da desfolhada, uma altura em que as pessoas cortam as canas de milho e transportam-nas para uma eira, usualmente num carro de bois.
Na desfolhada retira-se a espiga do milho. O trabalho árduo, no entanto, não retira a quem nele participa, a alegria, pois nesse momento é comum em muitas freguesias celebrar-se com danças e cantares.
A este propósito, o Rancho de São Salvador de Monte Córdova vai realizar amanhã a tradicional Desfolhada de Outono. O evento vai realizar-se junto à sede do Rancho pelas 21h00. A associação pede a mobilização das gentes locais. "Venha cantar e dançar com o nosso rancho", afirma fonte da organização.
A Desfolhada é um ritual muito ligado à cultura portuguesa. Simone de Oliveira, por exemplo tem uma música a falar deste momento, a famosa canção "Desfolhada Portuguesa".
Principalmente no passado os jovens rapazes participavam com entusiasmo no evento, sempre na esperança de encontrarem milho-rei ou rainha, o que lhes dava direito a poderem dar um beijo às suas namoradas.