
Saiba quais as bombas na cidade para abastecer em caso de emergência
Sem acordo entre o governo e os sindicatos dos motoristas, greve mantêm-se para dia 12 de agosto.
A Entidade Nacional para o Setor Energético lançou uma lista dos postos de combustível que integram, a nível nacional, a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA). No total são 325 postos de abastecimento espalhados por todo o país. No Porto, concentram-se 41 postos de abastecimento de sobreaviso.
São 56 os pontos de abastecimento exclusivo para veículos prioritários. No entanto, para os cidadãos em geral (não prioritários), os postos de abastecimento da REPA só podem fornecer até 15 litros de combustível, por cada abastecimento. Fora da rede de emergência, a lei fixa em 25 litros o volume máximo de gasolina ou gasóleo que cada bomba pode fornecer.
Em Santo Tirso, as bombas que fazem parte desta rede são a Repsol, na Avenida da Indústria Têxtil e a do Jumbo, na Rua das Rãs.
Entretanto, e quando faltam ainda 16 dias para a greve, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, aconselhou os portugueses a começarem já a "abastecer" as suas viaturas para "se precaverem".
"Temos todos de nos preparar. O Governo está a fazer o seu trabalho, mas todos podíamos começar a precaver-nos, em vez de esperarmos pelo dia 12. Era avisado podermo-nos abastecer para enfrentar com maior segurança o que vier a acontecer", disse Pedro Nuno Santos.