
Procura-se a Delícia do Porto!
Concurso tem como objetivo encontrar o doce eleger a especialidade de doçaria mais identitária do distrito.
Até ao próximo dia 17 de maio, pastelarias, confeitarias, chefs pasteleiros ou de cozinha, associações, federações, bem como entidades privadas ou pessoas singulares do distrito do Porto, poderão inscrever-se na iniciativa que tem como objetivo encontrar a “Delícia do Porto”.
O doce deverá obedecer a certas condições. A especialidade tem de ter até 3 dias de durabilidade, conservando todas as propriedades organoléticas, sendo apresentada em doses individuais que não ultrapassem os 100 gramas. É ainda fundamental que seja indicada para todas as idades e fácil de transportar.
Olga Domingues, responsável pela organização do concurso explicou que “existe muita doçaria, mas é doçaria Portuguesa e nenhuma se pode apresentar como o doce tradicional do Porto”, factor que a motivou a organizar a iniciativa.
Um conselho de especialistas irá analisar todos os doces candidatos numa primeira fase, com o objetivo de reduzir para 20, as candidaturas a concurso. Posteriormente, numa segunda fase, iniciam-se as eliminatórias onde um júri irá votar para escolher 10 doces finalistas.
As dez especialidades finais serão disponibilizadas em vários estabelecimentos comerciais, para que o público as possa provar e votar através da aplicação online “Delícia do Porto” - disponível no final de Maio. O resultado desta votação terá um peso de 30% no apuramento do vencedor e será adicionada à votação do júri durante a Grande Final, que terá lugar em Junho e elegerá a “Delícia do Porto”.
O vencedor será homenageado com um prémio de dez mil euros e, para além de poder ostentar o estatuto de ser o criador da “Delícia do Porto”, vai poder participar nos eventos, feiras nacionais e internacionais, onde a especialidade criada venha a ser promovida.
Os interessados poderão inscrever-se através do site da “Delícia do Porto”.