
Monte Padrão recebe atuação dos Galandum Galundaina
Grupo traz as raízes de Miranda do Douro em virtude do 11º aniversário do Centro Interpretativo do Monte Padrão.
No próximo dia 18 de abril, pelas 21h30, os Galandum Galundaina atuam no Monte Padrão. O concerto é de entrada livre.
O grupo de música tradicional mirandesa traz até Santo Tirso a identidade cultural das Terras de Miranda, no Nordeste Transmontano, através da música.
Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido. Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda.
A composição do grupo em palco caracteriza-se por um repertório vocal e instrumental, utilizando instrumentos como a Gaita-de-foles Mirandesa, a Flauta pastoril, o Rabel, o Saltério, o Cântaro, o Pandeiro mirandês, o Bombo e da Caixa de Guerra do avô Ventura, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal.
A recolha exaustiva faz parte do panorama musical de Galandum Galundaina. O grupo procura, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.
O grupo tem já uma coletânea de quatro discos e um DVD ao vivo.